Um dos procedimentos mais procurados nas clínicas de estética, a limpeza de pele profunda é indicada principalmente para peles oleosas e acneicas, já que possui protocolo específico para remoção de cravos, espinhas e resíduos de sujeira na pele.
Mas afinal, quais são os benefícios desse procedimento? Como executar o melhor protocolo? Quais os produtos indicados? Entenda tudo sobre o assunto!
O que é a limpeza de pele profunda?
Diferente da limpeza de pele diária, que consiste basicamente no ato de higienizar o rosto todos os dias, utilizando produtos de composição mais simples como sabonetes próprios para o rosto, tônicos e protetores solares, a limpeza de pele profunda envolve procedimentos e produtos mais complexos. Por esse motivo, recomenda-se que seja realizada por profissionais da estética.
De forma simples, é um tratamento voltado para a remoção de comedões(cravos e espinhas), com a intenção de controlar a oleosidade da pele, diminuir e prevenir lesões inflamatórias e ainda higienizar profundamente a superfície do rosto, conforme define bem a Dra. Gianna Zaffari, dermatologista e especializada em Medicina Estética:
A limpeza de pele profunda é uma sequência de procedimentos que consistem em promover a retirada de acúmulos de impurezas e remover células mortas da pele, além de tonificar, hidratar e nutrir a pele, facilitando uma maior absorção de princípios ativos, evitando que a pele perca sua elasticidade natural.
Por isso, ainda que liberado para todos os tipos de pele, esse procedimento é mais indicado para peles acneicas e oleosas, que normalmente apresentam mais cravos e espinhas, caso em que deve ser realizado com maior frequência – de 30 a 60 dias. No caso das peles secas, essa periodicidade é reduzida.
Quais os benefícios da limpeza de pele profunda?
Além de ser realizada por profissional e através da execução de protocolos que contam com uma linha de produtos especializados, a limpeza de pele profunda, se executada corretamente, possui diversos benefícios:
- Previne o surgimento de cravos e espinhas;
- Retira as células mortas da pele, estimulando a renovação celular;
- Auxilia no controle de acne;
- Suaviza e uniformiza a pele;
- Previne rugas e linhas de expressão;
- Higieniza e hidrata profundamente.
Acima de tudo, esse procedimento irá manter o rosto limpo e hidratado, o que favorece e promove a sensação e o aspecto de pele macia, viva e saudável.
Como fazer a limpeza de pele profunda?
Para uma limpeza de pele perfeita, o primeiro passo deve ser sempre higienizar profundamente a pele para retirar qualquer resquício de maquiagem, sujeiras superficiais e resíduos de poeira, com sabonetes que contenham ativos que vão reduzir a oleosidade da pele, como o Kinelyn Sabonete Seborregulador. Vale destacar que este é um sabonete que deve ser utilizado com cautela e não é recomendado para peles sensíveis. Para saber identificar qual o melhor cosmético para o tipo de pele das suas clientes, aposte em uma anamnese profunda, exame que analisa o biotipo e a condição da pele dos seus pacientes. Para isso, você pode contar com o auxílio da nossa Ficha de Anamnese.
O próximo passo é a esfoliação, que consiste em um procedimento delicado e que deve ser realizado de forma diferente para cada tipo de pele, tendo os produtos definidos a partir da análise de anamnese. Com a pele esfoliada, podemos iniciar o processo de emoliência, através de calor e de cremes ou loções amolecedoras, que contenham ativos cosméticos como AMP Ultra PC 2000, Óleos de Semente de Uva e Óleo de Gergelim, presentes na nossa Linha Floraty: Floraty Creme Amolecedor de Cravos e Floraty Loção Amolecedora de Cravos.
Na sequência, ocorre a extração de cravos e como vimos nas etapas anteriores, para que esta ocorra da melhor forma possível, é essencial que o seu kit limpeza de pele contenha produtos que vão cumprir as funções esperadas de cada etapa básica do processo, a partir do manuseio profissional do kit cureta.
A finalização do procedimento é tão importante quanto as demais etapas e deve ser realizada com a utilização de uma máscara facial calmante, onde recomendamos que possua argila branca e zinco na sua composição e função secativa, como a Kinelyn Nano Máscara Ultrassecativa.
Como em todo procedimento estético, finalize com a proteção da pele com aplicação de filtro solar com FPS superior a 30, como o Hidrasol Fotoprotetor Facial.
Como se trata de um procedimento profissional, é possível que 21 dias após o procedimento de limpeza profunda, a pele ainda não esteja pronta para realizar um procedimento de renovação da pele como o peeling químico. O tempo necessário entre os dois procedimentos pode ser ainda maior de acordo com a pele e biotipo do paciente.
Vale ressaltar que esse é um procedimento de realização restrita de profissionais com formação, que possui contraindicações, e por isso deve ser realizado a partir da utilização de dermocosméticos testados e desenvolvidos a partir de cosmetologia avançada, como os que sugerimos aqui.
Maximizando seus resultados!
Essas etapas são fases básicas do procedimento de limpeza de pele profunda, mas nada impede que você possa associar seu protocolo com outros processos que vão aumentar seus resultados, tais como: eletroterapia com vapor de ozônio, cromoterapia, fototerapia com led ou com laser e peelings mecânicos e físicos específicos como de cristal e de diamante.
#DicaTULÍPIA
Para aprofundar no protocolo ideal para uma limpeza de pele profunda e obter os melhores resultados nos seus procedimentos, acesse o curso gratuito para profissionais: Linha Kinelyn – Protocolo para peles acneicase oleosas no Tulípia Academy.
E para proporcionar sempre experiências incríveis em estética para os seus pacientes, conte com a gente e com os nossos protocolos e produtos.
Até a próxima.
Referências
FREY. Gianna Zaffari. Limpeza de Pele Profunda. Disponível em: https://clinicadragianna.com.br/tratamento/limpeza-de-pele-profunda/
VIANA. Aleksana. Como é feita a limpeza de pele profunda. Disponível em:https://www.tuasaude.com/como-fazer-uma-limpeza-de-pele-profunda/
Deixe um comentário